Shiatsu (Massagem Japonesa)

Shiatsu (Massagem Japonesa)

O que é Shiatsu?
O Shiatsu é comumente definido como uma ‘’massagem oriental’’. Mas na realidade é muito mais que uma simples massagem. É uma terapia do reequilíbrio físico e energético. Atua através de pressões que são efetuadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano.
Investimento: R$150,00 
Duração 1h 
Shiatsu é uma palavra japonesa, ‘’Shi’’ significa dedo e ‘’atsu’’ pressão – pressão com o dedo. O Ministério Japonês de Saúde nos dá a seguinte definição: ‘’A terapia conhecida por shiatsu é uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento, mecânico ou de outro tipo, para aplicar a pressão à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde, e tratar doenças específicas.’’

O shiatsu é de fato usado por profissionais de saúde para curar doenças – normalmente em combinação com outras terapias orientais.
 Para curar doenças, porém, o shiatsu sozinho é uma técnica limitada.

 É mais útil para levantar o nível de energia do paciente, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência natural do corpo às doenças. É uma técnica mais preventiva do que curativa.

É verdade que o shiatsu alivia dores no corpo e dá conta de pequenos distúrbios orgânicos. Mas o grande potencial do shiatsu está em tornar o paciente consciente de seu próprio corpo. 
E o corpo não é só corpo. 
O corpo armazena emoções, sentimentos, reflete nosso estado mental. No corpo, por entre seus músculos e nervos, está inscrito um pouco de nosso passado. Ele fala de nós de uma forma mais viva do que nossas palavras, que contam histórias nem sempre exatas. 
O corpo não mente, e também não esquece.
Temos nosso corpo tocado é uma experiência muito forte. 
O shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si. E quando tocamos uma área ou um ponto onde a energia está bloqueada, não só chamamos a atenção do paciente para ela, como ajudamos o bloqueio a se dissolver. Esse trabalho de normalização do fluxo energético traz ao paciente uma sensação de equilíbrio interno, de leveza e bem-estar, de integração consigo mesmo e com o agente da técnica. Ele se sente profundamente relaxado, e, ao mesmo tempo, repleto de vigor e energia.

O melhor shiatsu é simples.
 E nessa simplicidade é maravilhoso. 
Não há necessidade de falar de pontos mirabolantes que curam todo tipo de doença.
 Esse é um enfoque superficial, comercial. A ideia de que seja possível curar doenças pressionando um ou dois pontos do corpo não é simples – é simplista, falsa. Qualquer pessoa que trabalhe com as técnicas orientais de saúde sabe disso.

A questão do shiatsu não é acreditar, mas experimentar. 
O shiatsu só é mistificado ou contestado por aqueles que não conhecem. Quem experimenta, e sente, compreende. É importante desenvolver seu conhecimento a partir de sua vivência. É sentindo o fluxo de energia (em nosso próprio corpo e no de outras pessoas) que passamos a compreendê-lo. Então nossas mãos se tornam especiais, porque quando tocamos não estamos apenas conscientes da matéria, mas também da energia.

Livro: Zen Shiatsu – Equilíbrio Energético e Consciência do Corpo (Mario Jahara-Pradipto)

Credito: Tao Holistico 

Um comentário: